Steward
O trabalho do Steward é de extrema importância nas exposições. Ele é fundamental no processo de julgamento e administração do ring de competição, desde o auxílio ao juiz, orientação dos expositores, organização dos gatos a serem julgados, até o abastecimento da secretaria com todas as informações relacionadas ao julgamento.
O papel do Steward não é apenas manter a ordem e limpeza de seu ring. Ele é o principal elo entre o juiz e o expositor, e o bom funcionamento do ring é de sua responsabilidade. Portanto, após o juiz, a principal autoridade no ring é o Steward.
O bom Steward conhece as regras do show. Ele também certifica-se de que o juiz não esperará por muito tempo pelos gatos a serem julgados, pois realiza a chamada com bastante antecedência, organizando-os por classes e grupos. Assim, o julgamento flui com uma atmosfera tranquila, tanto para o juiz como para os gatos e expositores.
Além disso, é capaz de fornecer informações básicas sobre títulos e certificados. Deve estar preparado para apresentar todos os gatos adequadamente, de acordo com a raça, e da melhor maneira possível. Durante o Best in Show, o Steward mantém-se atento, age com calma, porém com rapidez, e apresenta o gato com elegância.
No Clube Brasileiro do Gato, temos um chefe de Steward, o qual é responsável pelo recrutamento destes colaboradores.
CHEFE DE STEWARDS (desde Fev 2018)
Stewards Chief
Greice Kelly Lessio
Greice é professora. Além de chefe dos stewards do CBG, ela cria e expõe gatos da raça Maine Coon.